quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

ENTREVISTA COM A AUTORA ÍRIS ABRAVANEL


1) Quando você descobriu o seu lado autora?O contrato entre o SBT e a Televisa havia terminado. O Silvio comentou comigo a dificuldade que ele estava tendo em encontrar autores nacionais. Aí lembrei que quando Walcyr Carrasco e eu trabalhamos juntos, tivemos a idéia de escrever uma novela, bem antes de ele ser o autor de sucesso que é hoje. Na época, eu escrevia para a Revista Contigo e ele era o diretor de redação. Pensei: por que não tentar de novo? Aí arrisquei dizer para o Silvio: “Posso tentar escrever um argumento?”. Ele disse: “Por que não?”, e pediu para que eu procurasse a Teresinha Di Giacomo (consultora de texto) no SBT. Fiz isso. Ela gostou da história de A Revelação e pediu para eu procurar o David Grinberg, diretor de teledramaturgia do SBT.2) Como Silvio Santos recebeu sua idéia?Ele foi muito receptivo, apoiou-me logo de inicio. Ele me conhece bem, sabe que eu poderia escrever uma boa história, mas também sabe que eu precisaria de orientação e uma equipe de apoio. O David indicou o Ives Dumont, que é autor do SBT, para me ajudar a supervisionar o meu trabalho. Escrever o texto de uma novela é um trabalho árduo que exige muita dedicação e uma equipe de colaboradores. Logo de início, o Ives se envolveu e passou sua experiência para potencializar o meu trabalho.3) De onde surgiu a idéia de A Revelação? Conte um pouco sobre a trama da novelaA novela é um retrato das relações humanas e políticas de um típico país latino-americano. A trama principal está focada nas vidas de Lucas e Victória, dois jovens sonhadores que se encontram estudando em Portugal e se apaixonam. Porém, a relação entre os dois não é tão simples, visto que quem financia os estudos de Lucas no exterior é Ermírio, uma importante liderança da cidade de Tirânia e que já tinha outros planos para um futuro brilhante de Lucas no interior, e não em Lisboa. Além disso, Ermírio possui uma relação da qual pouco se sabe com um personagem “oculto”, que também influencia no destino de Lucas.4) Como é o desafio de escrever a primeira novela na volta do SBT para a produção nacional?É um desafio enorme. Quando visitei nossa cidade cenográfica e vi as ruas desertas, pensei: é um desafio maior que uma novela apenas. É um projeto para reativar um núcleo vencedor no SBT. Reativar a teledramaturgia no SBT tem um significado muito importante para muitos profissionais e também para a cidade de São Paulo. Hoje, as concorrentes estão concentradas mais no Rio. Além disso, é muito importante para uma emissora como o SBT voltar a fazer novelas.5) O novelista da Globo Walcyr Carrasco afirmou que você "tem tudo para ser uma boa novelista". Que tipo de repercussão você espera da crítica?O aval dele é muito importante, pois o Walcyr revisava meus textos na Contigo e sempre gostou muito do que eu escrevia. É uma opinião muito importante para mim. E não posso esquecer de dizer que o aval do Silvio foi e é fundamental. Não queria apenas um consentimento do marido Silvio. Queria o aval do artista e do empresário Silvio Santos. E percebi que eram ambos os “Silvios” que estavam acreditando em mim. Quanto à crítica, acho que faz parte do jogo. Não posso querer nenhum tipo de privilégio. Devo ser criticada como qualquer autor. Tenho de respeitar todas as opiniões.6) Você tem outros projetos para o SBT? Com quais outros talentos poderia contribuir para a emissora?Participar da volta do SBT à teledramaturgia já é um grande desafio. Estarei bastante ocupada para pensar em outros projetos. Hoje, temos também os direitos de parte da obra da Janet Clair e, no começo do ano que vem, começaremos a produzir “Vende-se um Véu de Noiva”, uma de suas obras de maior sucesso. Além de escrever, acho que quero contribuir para o fortalecimento da teledramaturgia da emissora. Só com a reativação dessa área, estamos gerando mais 400 empregos novos e dando oportunidades a grandes atores, diretores, cenógrafos, câmeras, produtores, músicos e tantos outros.7)Você tem outros colaboradores?Tenho uma equipe de 8 pessoas. Todos jovens escritores.8) Qual é a sua participação na produção? Você participa da escolha do elenco?Tive participação na escolha do elenco. Foi um trabalho em conjunto com os diretores. Tenho me envolvido em todo o projeto. Tenho participado também da revitalização da cidade cenográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário